Cuidados que devem ser tomados na hora da mudança via transportadora ou frete
O que vale mais a pena, contratar uma empresa de mudanças ou ligar para o caminhão de frete estacionado ali na outra quadra? O que muda é a quantidade de trabalho e a segurança dos pertences além, é claro, do valor pago. Quem contrata profissionais informais precisa embalar móveis e objetos, enquanto empresas estabelecidas realizam essa parte do trabalho. Elas também fazem seguro da mudança, o que não ocorre com os liberais. A diferença de preço entre o frete e a contratação fica na casa dos 35%.
Um dos maiores trabalhos ao trocar de casa é empacotar todas as louças, roupas, desmontar mobiliário, e carregar tudo para o novo lar. A trabalheira, entretanto, pode ser deixada a cargo da transportadora, quando se opta por contratar uma. O gerente comercial da Via Brasil Mudanças, Antônio Bach, e o proprietário da Mudanças Metrópole, Zarif Canaan Rabah, dizem que, nesses casos, a primeira verificação é quanto à idoneidade da empresa. Sugerem consultar o Procon, sobre possíveis reclamações contra a companhia, e aconselham a checar se ela tem caminhões e guarda-móveis próprio, identificados com adesivo (timbre).
Verifique se a empresa tem caminhão próprio
Outro detalhe importante é ter funcionários uniformizados, para que quem está se mudando possa reconhecer as pessoas que entram e saem da casa com objetos, e para que os próprios carregadores tenham certeza de quem são seus pares. Quando a opção for pelo caminhão de frete, é aconselhável ter um membro da família observando a movimentação, para evitar transtornos com eventuais oportunistas. Para garantir que a mudança será na data desejada, o ideal é agendar com pelo menos 48 horas de antecedência.
Caixas e pacotes
A própria transportadora é quem faz o empacotamento dos pertences, por exigência das seguradoras, no intuito de garantir que o conteúdo segurado seja, de fato, o que está sendo transportado. A empresa tem material adequado – plástico bolha, papel ondulado, craft (para louças), entre outros. A escolha do frete deixa essa parte do processo por conta dos moradores a desmontagem e a remontagem dos móveis podem ser feitas pelos carregadores, combinando o valor a parte.
Empacotamento é feito pela empresa de mudança
Os profissionais responsáveis pelo empacotamento organizam a mudança de forma a ocupar o mínimo de espaço possível. É a partir do espaço estimado que são definidos o tamanho do caminhão e o valor do transporte. O preço da cubagem (metro cúbico) leva em conta a quantidade de objetos, a distância da casa velha à casa nova e o grau de dificuldade – por exemplo, se é um apartamento no quarto andar sem elevador, ou uma sala comercial no centro da cidade onde não há estacionamento, ou caixas com muitos livros pesados, etc. Esses fatores também orientam o orçamento dos caminhões de frete.
Móveis são encaixados para ocuparem o mínimo de espaço possível
Desempacotar os pertences também faz parte do serviço da transportadora. Mas atenção: jóias, documentos, armas de fogo e obras de arte, por exemplo, não devem ser deixados a encargo de nenhuma empresa, pois não são protegidos pela apólice em caso de extravio. Remédios também devem ser mantidos sob posse do contratante.
Bach e Rabah sugerem que a mudança seja orçada em pelo menos três empresas, e alertam: desconfie de preços muito baixos. O orçamento, de modo geral, é feito após visita de vistoria, onde o profissional avalia a quantidade de espaço que as coisas vão ocupar e prevê necessidades como içamento – caso algum objeto não passe pelas escadas do prédio, por exemplo – e adicional noturno, entre outros detalhes. Nesse momento, esclareça todas as suas dúvidas e os itens do contrato.
Quanto mais cuidados exigir e quanto maior o custo do que está sendo transportado, mais cara será a mudança.
Mais dicas
– Quando fechar o negócio, faça contrato. Lembre-se que ele deve especificar o valor do seguro, e o contratante deve solicitar a apólice antes do transporte dos pertences.
– Informe-se quanto às regras de mudança do imóvel atual e do novo. Alguns locais têm horários delimitados para realização do serviço, e isso afeta no preço.
– Avise o síndico e/ou o zelador sobre sua mudança, e cheque se não há outra pessoa realizando transporte no mesmo dia e horário, para evitar congestionamentos em elevador e outros transtornos do gênero.
– No dia da mudança, reserve vaga para o caminhão na frente do imóvel – ou o mais perto possível; quanto mais longe, mais demorado e mais carregadores serão necessários, encarecendo o transporte.
Praxe é fazer pagamento na entrega da mudança
– Não antecipe o pagamento, mesmo com promessas de desconto. A praxe é pagar ao término do serviço ou, no caso de viagens interestaduais, adiantar uma parcela de no máximo 70% na coleta, deixando o restante para o momento da entrega.
– Se for pagar em cheque, faça-o nominal à empresa; se o pagamento for com depósito em conta, exija que a mesma seja da companhia, e não de terceiros ou pessoas físicas.
– Esvazie o botijão de gás, pois é proibido transportá-lo cheio, por causa do risco de explosão; se o gás for central, no caso de condomínios, faça o desligamento com 24 horas de antecedência.
– Descongele o freezer também 24 horas antes do transporte. Seque-o bem antes de carregar no caminhão, para evitar odores.
Dicas para mudanças comerciais
>> Mudanças comerciais
– Reúna o departamento e informe como será o processo.
– Peça a cada funcionário que organize seus pertences, para facilitar a etiquetagem.
– Desligue todos os equipamentos eletrônicos e máquinas antes da chegada dos carregadores.
– Faça uma cópia do layout do novo escritório, para que a transportadora descarregue os móveis nos ambientes corretos.
Aprendemos que transportamos não somente objetos, mas histórias, sonhos e conquistas.
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